GGQ - Coordenação dos Cursos de Química

Instituto de Química
    • O novo prédio do IQ-UFF será construído no Campus da Praia Vermelha, que fica em uma área residencial e turística da cidade de Niterói, próximo ao caminho Niemeyer. Contará com uma área total de aproximadamente 16.000 m2 e será composto de dois módulos: pesquisa e ensino. O módulo de ensino será construído com recursos oriundos do Programa REUNI do MEC. O módulo de pesquisa conta com aporte financeiro da Petrobrás.

Leucemia: pesquisadores da UFF e Fiocruz descobrem moléculas capazes de combater a doença

Grupo formado por professores e alunos da UFF, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está pesquisando três moléculas capazes de combater a leucemia, o mais comum câncer do sangue. Liderado pelos professores Fernando de Carvalho da Silva e Vitor Francisco Ferreira, do departamento de Química Orgânica, do Instituto de Química da UFF, a equipe vem trabalhando desde 2009 com as quinonas (substâncias orgânicas coloridas presentes na natureza) e buscando aprofundar o conhecimento de suas atividades biológicas, principalmente anticancerígenas. O objetivo é investigar a atividade dessas moléculas frente a células leucêmicas.

leucemia_-_grupo_de_pesquisadores

Fonte: http://www.uff.br/?q=noticias/28-09-2015/leucemia-pesquisadores-da-uff-e-fiocruz-descobrem-moleculas-capazes-de-combater

9 mai 2019 |7 views |
Filed under: Notícias