Escolha uma Página

GGQ – Coordenação dos Cursos de Química

Instituto de Química

CALOURO, SEJA BEM VINDO!

DESCUBRA ONDE SERÃO MINISTRADAS SUAS AULAS:

Em caso de dúvidas sobre a disciplina, como por exemplo, onde serão ministradas as aulas, ausência de professor ou mudança de sala, procurem o Departamento de Ensino responsável pela mesma.
Para identificar o Departamento, basta verificar as 3 primeiras letras dos códigos das disciplinas, por exemplo:  GQI00049-Química Geral II, o Departamento é o GQI.
Após a identificação do Departamento, deverá ir até o mesmo para descobrir onde será a aula daquela turma na qual está inscrito. Fique atento, pois a maioria dos Departamentos de Ensino coloca seus mapas de salas em seu respectivo mural, então, antes de ir até a secretaria do Departamento verifique o mural deste, o qual geralmente fica próximo a mesma.

VEJA ONDE SÃO AS SECRETARIAS DE ALGUNS DEPARTAMENTOS DE ENSINO:

No Instituto de Química (Campus Valonguinho)

• GGQ (Coordenação dos Cursos de Química): Sala 105;
  • GQI (Departamento de Química Inorgânica): Sala 305;
  • GQA (Departamento de Química Analítica): Sala 203;
  • GQO (Departamento de Química Orgânica): Sala 204;

Instituto de Matemática (Campus Valonguinho)

• GMA (Departamento de Matemática Aplicada) e GGM (Departamento de Geometria): No Instituto de Matemática, geralmente, a cada início de período, colocam um grande mapa logo na entrada do mesmo, com todas as disciplinas do Instituto de Matemática. Se por ventura, neste período, isto não ocorrer basta perguntar no próprio Instituto de Matemática onde fica a secretaria do Departamento que procura. Lá saberá a sala onde será ministrada determinada disciplina.

REGRAS IMPORTANTES:

PRÉ-REQUISITO DE PERIODIZAÇÃO DE 3 PERÍODOS: o Colegiado dos Cursos de Química e Química Industrial determinou que os alunos de seus Cursos somente podem cursar disciplinas de 3 períodos consecutivos, ou seja, se ficar retido em alguma disciplina de 1º período, além de não poder fazer diversas outras, por pré-requisitos específicos das disciplinas, também não poderá fazer nenhuma disciplina do 4º período mesmo que já tenha cursado todas do 2º e 3º períodos.
OPTATIVAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Você perceberá que para integralização curricular será necessário cumprir horas de disciplinas optativas e atividades complementares, as quais somente poderão ser cursadas após a aprovação em todas as disciplinas de 1º e 2º período.
ESTÁGIO: Nos Cursos de Química e Química Industrial não existe estágio obrigatório, mas entendemos que esta atividade é fundamental, tanto para o desenvolvimento acadêmico do aluno quanto para o profissional. Para estagiar por até 20 horas semanais o aluno deverá ter até o 2º período completo e por mais de 20 horas e até 30 horas semanais, o aluno deverá possuir até o 4º período completo.
Perceba que enquanto não terminar os 2 primeiros períodos não poderá estagiar e nem cursar disciplinas optativas ou atividades complementares. Resumindo, é de suma importância, para o bom desempenho no Curso e para que o conclua o mais rápido possível, ser aprovado em todas as disciplinas, sobretudo, nas de 1º período. A reprovação nestas disciplinas de 1º período trava o andamento no Curso, por estas possuírem diversos pré-requisitos e por ocuparem horários onde são oferecidas disciplinas subsequentes.
E sempre busque ficar periodizado, ou seja, sempre tente se inscrever nas disciplinas mais antigas da grade, pois não cursar esta disciplina, em que estará mais atrasado, certamente irá prejudicá-lo no decorrer do Curso. Não se iluda deixando para cursar determinada disciplina depois devido ao seu grau de dificuldade, pois está estatisticamente provado que isso só tende a atrasar ainda mais a conclusão do Curso.

Translate »