GGQ - Coordenação dos Cursos de Química


Instituto de Química
    • O novo prédio do IQ-UFF será construído no Campus da Praia Vermelha, que fica em uma área residencial e turística da cidade de Niterói, próximo ao caminho Niemeyer. Contará com uma área total de aproximadamente 16.000 m2 e será composto de dois módulos: pesquisa e ensino. O módulo de ensino será construído com recursos oriundos do Programa REUNI do MEC. O módulo de pesquisa conta com aporte financeiro da Petrobrás.

Aviso aos calouros de Química

PREZADO CALOURO  SEJA BEM VINDO!

Abaixo colocamos algumas informações úteis para você que está iniciando sua jornada em nosso Curso:

DESCUBRA ONDE SERÃO MINISTRADAS SUAS AULAS:

Em caso de dúvidas sobre a disciplina, como por exemplo, onde serão ministradas as aulas, ausência de professor ou mudança de sala, procurem o Departamento de Ensino responsável pela mesma.

Para identificar o Departamento, basta verificar as 3 primeiras letras dos códigos das disciplinas, por exemplo:  GQI00021-Química Geral, o Departamento é o GQI.

Após a identificação do Departamento, deverá ir até o mesmo para descobrir onde será a aula daquela turma na qual está inscrito. Fique atento, pois a maioria dos Departamentos de Ensino coloca seus mapas de salas em seu respectivo mural, então, antes de ir até a secretaria do Departamento verifique o mural deste, o qual geralmente fica próximo a mesma.

VEJA ONDE SÃO AS SECRETARIAS DE ALGUNS DEPARTAMENTOS DE ENSINO:

localização

REGRAS IMPORTANTES:

PRÉ-REQUISITO DE PERIODIZAÇÃO DE 3 PERÍODOS: o Colegiado dos Cursos de Química e Química Industrial determinou que os alunos de seus Cursos somente podem cursar disciplinas de 3 períodos consecutivos, ou seja, se ficar retido em alguma disciplina de 1º período, além de não poder fazer diversas outras, por pré-requisitos específicos das disciplinas, também não poderá fazer nenhuma disciplina do 4º período mesmo que já tenha cursado todas do 2º e 3º períodos.

OPTATIVAS E ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES: Você perceberá que para integralização curricular será necessário cumprir horas de disciplinas optativas e atividades acadêmicas curriculares, as quais somente poderão ser cursadas após a aprovação em todas as disciplinas de 1º e 2º período.

ESTÁGIO: Nos Cursos de Química e Química Industrial não existe estágio obrigatório, mas entendemos que esta atividade é fundamental, tanto para o desenvolvimento acadêmico do aluno quanto para o profissional. Para estagiar por até 20 horas semanais o aluno deverá ter até o 2º período completo e por mais de 20 horas e até 30 horas semanais, o aluno deverá possuir até o 4º período completo.

 Perceba que enquanto não terminar os 2 primeiros períodos não poderá estagiar e nem cursar disciplinas optativas ou atividades acadêmicas curriculares. Resumindo, é de suma importância, para o bom desempenho no Curso e para que o conclua o mais rápido possível, ser aprovado em todas as disciplinas, sobretudo, nas de 1º período. A reprovação nestas disciplinas de 1º período trava o andamento no Curso, por estas possuírem diversos pré-requisitos e por ocuparem horários onde são oferecidas disciplinas subsequentes.

E sempre busquem ficar periodizados, ou seja, sempre tentem, cursar as disciplinas mais antigas não concluídas, pois esta, em que estará mais atrasado, certamente irá prejudicá-lo no decorrer do Curso. Não se iluda deixando para cursar determinada disciplina depois devido ao seu grau de dificuldade, pois está estatisticamente provado que isso só tende a atrasar mais ainda o Curso.

Esta medida, de identificação dos pontos de retenção do Curso e sinalização aos ingressantes, está sendo tomada visando a diminuição do tempo médio de conclusão do Curso. Temos constatado que nossos alunos somente têm percebido onde erram no meio pro final do Curso, e o resultado disso é que o tempo médio de nossos Cursos com previsão de 4 anos têm sido de 6 anos e o de Licenciatura, turno noturno, com previsão de 5 anos e meio, ainda mais.

ATENCIOSAMENTE,

A COORDENAÇÃO

28 jun 2016 |496 views |
Filed under: —
GGQ @ 11:44
Versão Anterior | Por Sandra Santos atualizado por Tadeu Lourenço- Desenvolvido com WordPress -